Tá No Sangue S.F.C.

Resposta de um torcedor ao belo texto do Blog do André Rocha

www.tanosanguesfc.com.br   Por: Márcio Veratti   Texto: Ernesto Franze


O estudioso torcedor e sócio do Santos F.C. Ernesto Franze sempre participativo na vida do clube com ótimas sugestões. Foto divulgação

Ontem (17) o Blog do André Rocha publicou um belo texto, destacando a falta de exposição do Santos F.C. pela imprensa. Veja a texto: http://andrerocha.blogosfera.uol.com.br/2016/06/17/um-mea-culpa-falamos-pouco-do-santos/?cmpid=tw-uolesp

O torcedor e sócio do Santos Ernesto franze, deu uma ótima resposta ao blogueiro, com soluções inteligentes e dados concretos sobre a torcida do Peixe.

Veja a resposta:

Se não fosse por sua formação profissional, o jornalista carioca André Rocha, teria pouquíssima ou quase nenhuma responsabilidade de saber de algumas informações sobre o Santos, que apenas nós santistas, cuidadosos, e estudiosos sobre a vida do alvinegro, conhecemos. E é esse conhecimentoque nos permite questionar as pesquisas que informam que o Santos é, apenas, a oitava maior torcida do Brasil. 

Somos o terceiro time mais apostado na loteria Timemania, mas, ele pode argumentar que apostar na loteria é coisa velho, e a torcida do Santos é envelhecida, e eu diria, tudo bem. Então vamos as redes sociais, coisa quase que exclusivamente de jovens, velharia usa muito pouco, vamos lá:  Youtube, o Peixe é o primeiro do país, Facebook, o é o quinto, Twitter, é quarto time do Brasil. E agora? Quer queiram ou não, são números (absolutos) retrato em ¾ da realidade, não são pesquisas, não há margem de erro, e etc.   

É, mas, o estádio do Santos é pequeninho, para pouco mais de 12 mil pessoas, e não lota nunca, só nas finas, a média de público no principal campeonato do país não passa de 7, 8 mil pagantes, a menor média disparada entre os grandes do Brasil, poderia argumentar o jornalista, e eu responderia que, então, tenho outras informações importantes a lhe passar, vamos lá:  

O amigo jornalista sabia que a nossa principal torcida organizada, a Torcida Jovem, tem até um lema, “A única torcida do Brasil que precisa viajar, para ver seu time jogar em casa”? É, são quase 200 quilômetros ida e volta, é, aquilo que os torcedores cariocas estão fazendo esse ano, viajando para Volta Redonda, eles fazem a vida inteira, não é mole não, meu irmão! 

Na baixada santista, onde fica nosso estádio está concentrada apenas 9% da massa alvinegra, aproximadamente 600 mil torcedores, numa região de 1,7 milhões de habitantes, e uma extensão de mais de 100 km litorâneos. 

Na grande São Paulo e Interior próximo (regiões de Sorocaba, Itapetininga, Jundiaí, Campinas, Bragança Paulista, Mogi das Cruzes, São José dos Campos e Taubaté), com aproximados 32 milhões de habitantes, é estimado, segundo pesquisas entre 2,6 a 3,0 milhões de santistas, que possuem imensa facilidade para ir ver jogos nos estádios da capital paulista. 

Para sua informação, o Santos Futebol Clube, detém orgulhosamente a maior média de público do campeonato brasileiro entre os times paulistas, isso foi no ano de 1983 com a média de 49.306 pagantes, e a terceira maior média entre todos os campeonatos brasileiros disputados, evidentemente, mandando a maioria dos seus jogos em meio a maior concentração de santistas do país, na capital paulista. 

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%BAblicos_no_Campeonato_Brasileiro_de_Futebol#Maiores_m.C3.A9dias_de_p.C3.BAblico_por_clube 

Procurar o item Maiores médias de público por clube Série A; até 2010; jogos com mando de campo: 

1º Flamengo: 66.507 (1980)

2º Atlético Mineiro: 55.664 (1977)

3º Santos: 49.306 (1983)

4º Corinthians: 47.729 (1976)

5º Internacional: 46.971 (1979) 

Digo mais: Se não fosse alguns jogos na Vila Belmiro nesse ano de 1983, que baixou demais a nossa média, chegaríamos bem perto do Flamengo.  

Penso que fica explicado do porque o Santos possui essa fama, falsa, de torcida pequena.

A torcida do Santos foi dopada e adormecida pela mídia e pelas últimas gestões do prórpio clube. Veja o que é a verdadeira torcida do Santos: